quinta-feira, junho 5

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



TERCEIRAS SÉRIES - CONTEÚDO PARA A PROVA 


Doenças agravadas pelo SEDENTARISMO

Obesidade – Caracteriza-se pelo ganho excessivo de peso, através do consumo de uma dieta altamente calórica e uma vida sedentária, sem a prática de atividades físicas regulares.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:
Doenças
Distúrbios
 · Hipertensão arterial
 · Distúrbios lipídicos
 · Doenças cardiovasculares
 · Hipercolesterolemia
 · Doenças cérebro-vasculares
 · Diminuição de HDL ("colesterol bom")
 · Diabetes Mellitus tipo II
 · Aumento da insulina
 · Câncer
 · Intolerância à glicose
 · Osteoartrite
 · Distúrbios menstruais/Infertilidade
 · Coledocolitíase
 · Apnéia do sono

Hipertensão Arterial – A pressão arterial é medida em função da pressão com que o sangue passa nos vasos sanguíneos. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Dislipidemias - Também conhecidas como hiperlipidemias ou hiperlipoproteinemia, estão relacionadas com o aumento de lipídios (gordura) sanguíneos, especialmente do colesterol e triglicerídeos (TGs), o que predispõe ao aparecimento da arteriosclerose ou aterosclerose (depósitos de placas de gordura). Os lipídios são moléculas de gordura, transportadas numa cápsula de proteína, sendo que a densidade dos lipídios e o tipo de proteína é que determinam o destino dessa partícula. Os lipídios são componentes essenciais das membranas celulares, das bainhas de mielina das células nervosa e da bile.
As dislipidemias podem ter duas causas:
·           Dislipidemias primárias: de origem genética, mas fatores relacionados com hábitos de vida, sedentarismo e os hábitos alimentares podem funcionar como desencadeantes para seu surgimento.
·           Dislipidemias secundárias: pode ter origem a partir de outras doenças, como diabetes mellitus, obesidade, hipotireoidismo, insuficiência renal, síndrome nefrótica, doenças das vias biliares, anorexia nervosa e bulimia, associado ao uso de fármacos, como diuréticos em elevadas doses, β-bloqueadores, medicamentos de tratamento de acne, terapia de resolução hormonal, anticoncepcional oral, entre outros.

Aterosclerose - A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas nas artérias que levam ao coração. Isso também pode ser chamado de endurecimento das artérias.
·         Material gorduroso ou outras substâncias formam acúmulo de placa nas paredes das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração.
·         Este acúmulo causa o estreitamento das artérias.
·         Como resultado, o fluxo de sangue para o coração pode ser reduzido ou interrompido.

ATIVIDADE FISICA (Hipertensão arterial, dislipidemias e aterosclerose)
Exercitar vários grupos musculares na mesma sessão de musculação maximiza o volume de sangue oxigenado que vai ao coração. Nessa situação, acontece a dilatação das artérias e a pressão diminui. Mais sangue chega aos órgãos vitais, como o coração, melhorando o desempenho cardiovascular.
Já os exercícios aeróbicos como corrida, bicicleta, esportes em geral, com a exceção das lutas que provocam alto impacto, oxigenam de forma mais intensa proporcionando um melhor desempenho dos órgãos e uma eficiência nos processos de metabolização dos nutrientes nas células assim diminuindo os níveis de lipídios no sangue.
Benefícios da atividade física a curto, médio e longo prazo
Contribui a diminuir a pressão arterial;
 Aumenta a concentração de HDL – Colesterol bom;
 Melhora o perfil lipídico;
 Diminui levemente a concentração de LDL – Colesterol Ruim;
 Diminui os triglicerídeos;
 Melhora os níveis da hemoglobina glicosilada.

Diabetes Mellitus – Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:
a) Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina;
b) Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
Existe ainda um estado diabético que seria a diabetes gestacional que ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe, que apenas com uma dieta alimentar e a prescrição de um treinamento de atividade física podem regular os índices de glicose.
ATIVIDADE FÍSICA (Diabetes)
O mecanismo de quebra da glicose pela insulina e transformação em ATP (energia) é bastante potencializado através de atividades de musculação sempre intensa e atingindo o limite do indivíduo. Além da atividade física aeróbica como caminhada e bicicleta que contribui na queima da gordura corporal fonte de glicose para o organismo.
 Benefícios da atividade física a curto, médio e longo prazo
- Aumenta o consumo da glicose;
- Diminui a concentração basal e pós-prandial da insulina;
- Aumenta a resposta dos tecidos à insulina.

Câncer - Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase.
ATIVIDADE FÍSICA (Câncer)
Além de a atividade física promover uma melhora no condicionamento físico geral e agir principalmente na prevenção deste males, as atividades ao ar livre e em grupos específicos fazem com que a melhora do humor e principalmente do bem estar fisiológico, mesmo que seja momentâneo em alguns casos, auxiliam no tratamento da doença. Através de hormônios como adrenalina, que é liberado pela atividade física no organismo, amenizam a sensação de dor e a absorção dos químicos utilizados nos tratamentos.

Artrose – É caracterizada pelo enrijecimento das articulações através da calcificação de algumas partes articulares como a cartilagem que recobre as extremidades dos ossos.
Osteoporose – Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.
A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos.
Os principais fatores de risco de desenvolvimento dessa doença são:
• Pele branca; Histórico familiar de osteoporose; Vida sedentária; Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D; Fumo ou bebida em excesso; Medicamentos, como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glocorticoides e heparina; Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.
Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.
ATIVIDADE FÍSICA (artrose e osteoporose)
Antes de qualquer atividade física, aquecer o corpo com exercícios que incluem atenção às articulações, coordenação e movimentos intensos, de giro e flexão das articulações, ajuda na estimulação a produção de líquido sinovial, que lubrifica as articulações. Dessa forma, seus movimentos rendem mais e previnem lesões. Atividades de baixo impacto como natação, bicicleta ergométrica e musculação.
Benefícios da atividade física a curto, médio e longo prazo
- Favorece a redução do peso corporal.
- Aumenta a força e elasticidade muscular.
- Diminui a massa total de gordura.
- Preserva e aumenta a massa muscular.

Como percebido todas as atividades indicadas que promove uma sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida, para cada um dos problemas de saúde citados podem e devem ser indicadas para indivíduos com obesidade, desde que prescrito para cada caso individualmente.
Principalmente atividades intensas que provoquem uma queima acentuada de calorias.

TODAS AS ATIVIDADES ACIMA INDICADAS DEVEM SER FEITAS DE FORMA PRAZEROSA E COMO LAZER SE UTILIZADAS COMO PREVENSÃO, SE AUXILIARES NO TRATAMENTO DEVEM SER INDICADAS, ORIENTADAS E ACOMPANHADAS POR PROFISSIONAIS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário